5 motivos para investir em eventos híbridos e virtuais

A pandemia da Covid-19 trouxe um novo contexto ao setor de eventos onde estabelecer medidas de sensibilização, no sentido de educar o público participante, segurança e garantir estratégias de distanciamento, higienização de ambientes e desinfecção se tornou uma prioridade para garantir a realização de eventos de forma segura e estruturada.

Com as restrições de reunir indivíduos em um mesmo local, a promoção de cerimônias, treinamentos e outros eventos corporativos e técnico-científicos precisou se adaptar, trazendo novas perspectivas e modificando os formatos de planejamento, operacionalização e engajamento das pessoas e realização desses e de outros projetos em todo o mundo.

O setor de eventos no cenário da pandemia

O mercado de eventos é um dos setores que mais impactam a economia brasileira, movimentando mais de R$ 210 bilhões por ano no país e representando mais de 4% do PIB nacional, segundo a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras)

Diante desse novo cenário que se apresenta ao público e aos empresários brasileiros, a pandemia da Covid-19 forçou a suspensão de grande parte dos eventos planejados para o ano de 2020, trazendo ao setor corporativo um grande impacto econômico que afetou diversas áreas da indústria.

Mesmo assim, a redução do número de eventos presenciais realizados no país e as complicações geradas pelas medidas de isolamento social trouxeram ao setor a necessidade e a oportunidade de se reinventar, utilizando a tecnologia como uma aliada para novas funcionalidades e mostrando o quanto a transformação digital é necessária e pode contribuir para a retomada do setor.

Com isso, muitas empresas focaram seus esforços em se reinventar e inovar, migrando seus eventos presenciais para outros formatos. Essa estratégia garante não só a realização e monetização de eventos para empresas, mas também favorece o mercado e abre novos horizontes para o setor.

Conheça 5 motivos para embarcar nesse novo conceito de eventos e saiba como eles podem trazer vantagens para você!

5 motivos para adaptar seu evento

1. Manter eventos como estratégia para sua marca é fundamental

Os eventos são uma poderosa ferramenta de marketing, fundamentais para a evolução de qualquer marca. Capazes de promover mais comunicação e otimizar o relacionamento entre empresas, participantes e clientes, eles têm o potencial de gerar um aumento significativo de negócios e vendas entre as organizações participantes e atingir mais pessoas.

Com os eventos planejados antecipadamente, é possível contemplar o maior número de indivíduos em um mesmo ambiente virtual, maximizando a disseminação de informações e potencializando o alcance dos objetivos da sua marca.

Manter seu evento mesmo nesse período de pandemia é uma peça fundamental para coletar e apresentar diagnósticos para o seu negócio, sentir o público e ainda servir como uma ferramenta eficaz para atingir seu objetivo.

2. É importante se reinventar e abrir novas oportunidades

O uso das mídias online para a promoção e realização de eventos já era uma verdade no Brasil, mas sua adesão e uso não eram altas antes da pandemia. Com a necessidade de manter o isolamento social, muitas organizações precisaram se adaptar rapidamente, investindo em tecnologia e contando com assessorias especializadas na realização de eventos híbridos e online, como a TATICCA Eventos para se reinventar e promover novas estratégias para a realização de eventos não só empresariais.

Isso significa uma otimização de recursos e economia com itens como locação de espaços, recursos humanos e alimentação, além de despesas com logística de deslocamento. Além disso, essa possibilidade abre novas portas para a realização de eventos no Brasil. O aumento da procura por formatos online demonstra o quanto o setor está se preparando para embarcar nessa nova realidade, o que promove mudanças que derruba fronteiras, amplia o impacto e o alcance do seu conteúdo.

3. Eventos digitais são o futuro

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma movimentação em prol da criação e adaptação do setor para novas formas de buscar atenção e interagir com o público. Com isso, o planejamento de eventos à distância ganhou novos horizontes, mostrando sua funcionalidade e apresentando muitos benefícios

Com a migração de portifólio de eventos para plataformas digitais, o segundo semestre de 2020 já apresenta um total de mais de 518 eventos online, entre realizados e agendados. Representando cerca de 25% do montante de eventos que acontecem ainda este ano, os números mostram o quanto o setor evoluiu em direção ao digital e demonstra o quanto esses recursos serão importantes para os próximos anos. 

Neste panorama de transformações tão fortes, o mercado de eventos brasileiro demonstra sua evolução e incorpora novos formatos e ferramentas digitais. Entre elas, o formato do evento híbrido já está consolidado como referência importante e essencial para alcançar vários objetivos corporativos, com base nas vantagens econômicas, de alcance de público e engajamento com as marcas que se relacionam neste formato.

4. Eventos híbridos maximizam audiência

Com o crescimento das tecnologias online, o evento hibrido surge como uma ferramenta que pode favorecer o mercado, já que traz mais acessibilidade, conforto, sustentabilidade, melhora do custo /benefício de realização, facilidade de acesso e ampliação do potencial geográfico da audiência do evento.

Nesse formato, o evento é realizado simultaneamente com a presença física dos participantes em um local e contanto com a utilização de componentes digitais para realizar sua transmissão para outros locais. Isso traz enormes possibilidades, tais como:

  • Palestras e apresentações realizadas unicamente online, por meio de videoconferência;
  • Apresentações destinadas a pequenos públicos presenciais e transmitidas ao vivo para todo o mundo através dos veículos digitais;
  • Videoconferências online em grupo, que contam com vários especialistas simultaneamente conectados;
  • Eventos gravados e transmitidos posteriormente, no melhor dia e horário;
  • Evento transmitido, do início ao fim, para um público online e presencial, tendo um intermediador junto à plateia e um fórum de debate para comentários online.

Proposto como solução para o distanciamento social, os eventos híbridos são a nova oportunidade de manter o calendário de eventos de forma positiva e otimizada, mas suas vantagens não param por aí. Com a possibilidade de ampliar e maximizar o público online, os eventos híbridos trazem a oportunidade de criar, através da tecnologia, novas formas de comunicação, veiculação de informação e interatividade para todo o setor.

5. Manter a programação para o seu evento é possível

Com as novas práticas adotadas em espaços e eventos em todo o mundo, medidas de segurança foram desenvolvidas para garantir toda a proteção necessária para reunir participantes e convidados em um mesmo ambiente de forma segura. 

Isso significa que, além dos benefícios dos eventos híbridos e online, é possível manter seu planejamento e calendário de eventos ainda em 2020. Adotando práticas efetivas e funcionais para seguir as recomendações de saúde dos órgãos públicos e da Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível realizar um evento de forma otimizada, garantindo uma experiência agradável e segura para todos os participantes.

Se você deseja realizar seu evento hibrido ou online com sucesso, conte com a TATICCA para essa experiência!

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