Como potencializar as experiências de um evento online para o seu público?

evento online

 

Um evento online pode parecer menos interessante do que um evento presencial para participantes e patrocinadores. Considerando a suposta impossibilidade de interação com a marca e entre promotor e o seu público.

Mas, diante das restrições de segurança e saúde – que mesmo que possam ser atendidas com protocolos sanitários – ainda geram situações de insegurança e responsabilidade corporativas.

 

A opção mais adotada para realizar qualquer evento, seja ele pequeno, médio ou grande, de qualquer tipologia e com  os os mais diversos objetivos, é por meio da internet, através dos eventos online ou híbridos.

 

Por isso, é de suma importância atentar para a experiência do usuário que pode estar presente no seu evento online, uma vez que os seus resultados poderão ser potencializados e não irão sofrer com a queda de audiência ou interação.

 

Vamos entender mais sobre o assunto…

 

 

A Importância da Experiência do Usuário em um Evento Online

 

 

Primeiramente, é válido ressaltar que a experiência do usuário diz respeito a como a pessoa se sente e que percepção constrói ao navegar pelo seu site, blog, aplicativo ou em um evento online.

 

Além disso, esse conceito de Experiência do usuário e sua importância vão além da eficiência na execução. Ou seja, é a ciência que empodera os consumidores enquanto alavanca os resultados das empresas, onde, ao priorizar as necessidades do usuário e se dedicar para satisfazer os anseios do seu público, você entrega uma experiência única ( um conjunto bem sucedido de momentos) que, além de solucionar o impasse do cliente, também deixa uma ótima impressão nele.

 

Experiência do usuário exige dedicação constante. O consumidor é volátil e bastante influenciado por tendências de mercado. Você precisa entender, endereçar e entregar o que ele quer no momento certo! E estar atento a tendências que possam estar alinhadas com os interesses do público e, ao mesmo tempo, surpreenda positivamente.

 

O grau de exigência do cliente não é nenhuma novidade, correto? O fato é que, agora, com o crescimento exponencial da internet e o acirramento da concorrência com conteúdo online, nunca foi tão importante priorizar o usuário em todos os pontos de contato para além da qualidade e sistematização da informação oferecida.

 

Para implementar uma sistemática baseada em experiência do usuário, algumas práticas já são reconhecidas pelo mercado como excelentes alternativas. Se seu próximo passo é aprimorar a experiência do usuário no contato online com a sua marca no seu evento online, não deixe de investir em aspectos-chave.

 

Veja alguns dos principais!

 

Principais Formas de Potencializar e Melhorar a Experiência do Usuário

 

1. Visual

É válido ressaltar que a primeira impressão é a que fica. Ainda que beleza não coloque mesa, a estética visual tem seu valor para o primeiro momento da atração da atenção, além de ser uma estratégia que busca também no bem-estar causado pela estética, a excelência na navegação, principalmente dentro do evento online.

 

Quando o usuário acessa uma plataforma que ainda não conhece, é natural que tenha impressões imediatas a partir do que vê. Por isso, é a sua chance de aproveitar a apresentação para surpreender desde o princípio, entregando um layout amigável e atrativo.

 

2. Usabilidade

Não dá para falar de experiência do usuário sem recorrer à usabilidade. Os dois conceitos estão intimamente ligados e não há nenhum exagero em dizer que, no mundo digital, um não existe sem o outro.

 

Um site (ou app) bem organizado, no qual é fácil navegar entre as informações disponíveis e onde o convidado consegue atingir seu objetivo com rapidez e eficiência, faz toda a diferença na qualidade da experiência do usuário.

 

3. Interação

Para entender como os convidados se comportam e conhecê-los melhor, vale a pena utilizar a interação para aumentar o engajamento no evento online.

 

A partir dos dados coletados — de acesso, interação, etc. —, é possível estabelecer fluxos de interação e assegurar uma experiência mais orgânica, ajudando o indivíduo a encontrar o que está buscando (ou a descobrir novas possibilidades com a sua marca) sem qualquer transtorno, além de permitir contato com a marca e outras pessoas.

 

4. Dispositivos

O usuário domina uma série de dispositivos interconectados. No mercado moderno, não dá para pensar em apenas um formato, assumindo que a maior parte do público tem preferência por determinado aparelho.

 

Na hora de potencializar a experiência do usuário com a sua marca, não negligencie o poder dos dispositivos! Pense, inclusive, nas adequações necessárias ao acesso em smartphones e tablets, por exemplo.

 

Na prática, a experiência que o usuário tem ao acessar as plataformas digitais diz muito sobre a sua preocupação com o encantamento e a fidelização do público.

 

Afinal, apenas ao despertar os melhores sentimentos durante a navegação, entregando tudo o que o indivíduo deseja ver, é possível deixar uma marca positiva. E isso, é claro, faz toda a diferença no crescimento (e na lucratividade) da sua marca.

 

A Importância de uma Boa Assessoria

Por fim, é válido constar que a importância de uma boa experiência com uma boa assessoria fazem toda a diferença no sucesso de um evento online.

 

Por um lado, temos a vivência que evita quaisquer erros e, por outro temos a técnica e o domínio das ferramentas que permitem uma assessoria de qualidade que aperfeiçoa o conjunto da obra, dilui dúvidas, orienta sobre as melhores opções e sugere inovações e ações criativas que possibilitem gerar conexão, atingir objetivos e mensurar dados.

 

Utilizando todo esse arsenal de métodos e técnicas, pode ser muito mais fácil e objetivo, a partir de agora, potencializar as experiências de um evento online para o seu público.

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