20 tipos de eventos corporativos que você deve conhecer.

O que vem à mente quando você ouve a frase “evento corporativo”?

Embora imagens de salas de reunião e ternos caros provavelmente apareçam, você pode se surpreender ao saber que há muitos tipos diferentes de eventos corporativos, cada um com um propósito e atmosfera únicos. As empresas são diversas, com missões, estilos e culturas variados, mas reuniões e eventos são parte integrante de todos os negócios, quer você considere sua empresa “corporativa” ou não.

Nesta publicação, exploramos 20 tipos de eventos corporativos e examinamos a diversidade do setor. Do grande ao pequeno, estamos explorando reuniões de negócios íntimas, eventos de marca massivos e muito mais. Continue lendo para saber mais sobre os diferentes tipos de eventos corporativos, onde eles ocorrem e como impactam um negócio.

Descubra quais tipos de eventos corporativos são adequados para você e sua empresa

Seja você um planejador profissional de eventos aprimorando os conceitos básicos ou apenas começando sua aventura no mundo corporativo, este post tem algo para você! Antes de nos aprofundarmos na lista, vamos rever por que as empresas organizam reuniões e eventos.

Metas e objetivos de eventos corporativos

Embora a frase “evento corporativo” possa soar totalmente empresarial, as empresas organizam eventos por uma ampla variedade de razões. Por exemplo, o objetivo de um evento pode ser informar ou aumentar o moral da equipe. De processual a comemorativo, alguns dos objetivos mais comuns de eventos corporativos incluem:

Para informar: reúna funcionários ou colegas para compartilhar informações valiosas em reuniões de equipe, mesas redondas, revisões fiscais e conferências.

Para treinar: Treinamento e desenvolvimento desempenham papéis vitais na gestão de um negócio de sucesso, e as corporações geralmente organizam eventos de treinamento aprofundado, como workshops de primeiros socorros, habilidades no trabalho ou retiros de formação de equipes.

Para reconhecer: Os funcionários classificam consistentemente o reconhecimento como um dos fatores mais significativos que influenciam os níveis de satisfação no trabalho. Reconheça seus funcionários, comemore suas realizações e demonstre apreciação em uma cerimônia de premiação, um piquenique da empresa ou um dia de apreciação da equipe.

Para prospectar: eventos de networking comunitário, campanhas de angariação de associados e dias abertos corporativos podem ajudar as empresas a localizar novos clientes em potencial e expandir seu alcance de público.

Para vender: as empresas organizam feiras, lançamentos de produtos e outros eventos de vendas para promover seus produtos ou serviços.

Para socializar: Crie um ambiente de trabalho mais acolhedor, apoie a diversidade e a inclusão e conheça as pessoas ao seu redor. Festas de fim de ano e reuniões após o expediente são exemplos fantásticos de eventos sociais corporativos.

Para construir uma comunidade: Pequenas e grandes empresas podem hospedar workshops, webinars, arrecadações de fundos e outros eventos comunitários. Hospedar workshops de bem-estar, treinamento de RCP e outras ideias de eventos para residentes pode ajudar as empresas a se conectarem com os residentes e fortalecer sua reputação como empresas respeitadas na comunidade.

Os vários tipos de eventos corporativos

Mesas redondas: Uma reunião de mesa redonda é uma reunião de negócios baseada em discussão liderada por um único moderador. Normalmente, vários palestrantes são convidados a participar de uma mesa redonda onde eles fornecem várias perspectivas e visões sobre um tópico específico. Os participantes da mesa redonda têm uma oportunidade igual de apresentar suas posições e manter posição na discussão. Um moderador lidera os eventos e incentiva os participantes a compartilhar suas ideias e contribuir para a conversa livremente.

Festas privadas: As empresas planejam e organizam festas privadas para celebrar ocasiões especiais, incluindo aniversários, datas comemorativas, aposentadorias e feriados. Não importa se você está planejando um almoço surpresa de aniversário na sala de conferências ou uma festa de Natal para toda a empresa, os detalhes específicos e os requisitos de planejamento para eventos corporativos privados variam muito. 

Eventos de formação de equipes:  Eventos de formação de equipes podem ocorrer sozinhos ou como parte de eventos maiores, como conferências e retiros corporativos. As empresas organizam eventos de formação de equipes para ajudar a atingir uma variedade de objetivos, incluindo:

– Melhorando a comunicação

– Confiança crescente

– Construindo laços

– Resolução de conflitos

– Motivar funcionários

– Aumentando o moral

– Fortalecimento das competências profissionais

– Melhorar a capacidade de tomada de decisão

Além de melhorar os relacionamentos ponto a ponto e empregador-empregado, as empresas também organizam eventos de formação de equipes para melhorar os relacionamentos com os clientes.

Reuniões de acionistas: As reuniões anuais de acionistas são requisitos regulatórios para empresas privadas e públicas. Acionistas, diretores e outros acionistas se reúnem para discutir assuntos corporativos críticos, nomear novos membros do conselho, garantir a conformidade regulatória e cobrir quaisquer questões exigidas pelos estatutos da empresa.

Reuniões do conselho: As reuniões do conselho são eventos formais que ocorrem habitualmente, com a presença (e limitados) do Conselho de Administração de uma empresa. Durante o evento, os membros do conselho participam de discussões estratégicas sobre assuntos da empresa, incluindo desenvolvimentos financeiros, mudanças na política, progresso da empresa e o estado atual das coisas.

Eventos de bem-estar: Mais empresas e planejadores de eventos estão adicionando eventos de bem-estar a conferências, retiros e até mesmo ao escritório. Ao contrário de eventos focados em saúde, que focam somente na saúde, os eventos de bem-estar da empresa visam melhorar a saúde geral dos funcionários, aumentando seu senso de bem-estar pessoal e satisfação.

Eventos de valorização de clientes e consumidores: Mostre gratidão e apreço por consumidores fiéis, clientes e pelos negócios que eles trazem para sua empresa com eventos de valorização do cliente. Empresas menores podem economizar em custos especiais de aluguel de local para eventos hospedando eventos de valorização no local ou selecionando um local exclusivo e não tradicional.

Ao organizar qualquer tipo de evento corporativo, é essencial planejar com antecedência, definir objetivos claros e garantir que todos os detalhes sejam cuidadosamente pensados. Isso não só aumenta a probabilidade de sucesso do evento, mas também contribui para a construção de uma reputação sólida e confiável no mercado.

8. Eventos de valorização dos funcionários

Eventos de valorização de funcionários são como eventos de valorização de clientes, mas para funcionários. Ofereça aos funcionários eventos e atividades que eles realmente irão gostar. Evite festas de pizza exageradas e cafés da manhã com panquecas. Em vez disso, mostre sua apreciação genuína planejando um dia atencioso de valorização de funcionários . Faça uma excursão ao cinema, organize um dia de jogo no gramado, organize um piquenique da empresa ou surpreenda os funcionários com um meio-dia inesperado.

9. Cerimônias de premiação

Reconheça funcionários, gerentes e outros membros da equipe excepcionais ao sediar uma cerimônia de premiação da empresa . Recompense conquistas individuais e coletivas, comemore os sucessos da empresa e encha os funcionários de reconhecimento por sua dedicação e trabalho duro. Indique indivíduos para prêmios específicos, como “Funcionário do Ano” ou “Melhor Líder”, e convide colegas a votarem no vencedor. Anuncie os ganhadores dos prêmios em um evento formal ou semiformal que inclua bebidas, jantar e entretenimento. Escolha um local que possa acomodar confortavelmente a lista de convidados da sua empresa.

10. Celebrações de marcos

Muitas empresas, marcas e negócios se reúnem para celebrar marcos importantes na história da empresa ou dentro de sua comunidade de liderança. Eventos de marco podem ocorrer para celebrar aniversários corporativos significativos (por exemplo, cinco, dez ou 20 anos no mercado), aposentadorias de gerência ou atingir metas de receita.

Reunir toda a equipe para celebrar conquistas é uma maneira fantástica de manter o ânimo dos funcionários alto e mostrar apreço pelo comprometimento deles em atingir metas coletivas. Os planejadores de eventos geralmente reservam locais para sediar celebrações de marcos, especialmente reuniões de toda a empresa, pois podem ser bem grandes. Um motivo para folia, comida fina, bebida e entretenimento geralmente acompanham esse tipo de evento corporativo.

11. Eventos de networking

Trabalhe com um restaurante, cervejaria ou casa de tapas da moda para organizar um encontro casual de networking após o expediente para empresas locais. Promova a posição da sua empresa na comunidade enquanto ajuda os funcionários a explorar suas paixões e se conectar com profissionais de vários setores. Construa melhores relacionamentos com outras empresas em seu mercado fazendo parceria com sua Câmara de Comércio local para patrocinar e hospedar eventos regulares de networking. Adicione sessões de speed networking às agendas de conferências para ajudar a impulsionar o registro e aumentar seu valor percebido.

12. Seminários de negócios

Seminários são programas menores que fornecem aos participantes treinamento ou informações valiosas sobre um tópico específico. Eles variam em tamanho, de pequenos e focados a médios, com a maioria dos seminários tendo menos de 100 participantes . Desenvolvimento pessoal e estratégia de negócios são tópicos comuns de conversa em seminários.

13. Lançamentos de produtos

As empresas realizam lançamentos de produtos para apresentar e criar buzz para um novo produto. Eles tendem a ser produções de alto nível, pois o propósito do evento é promover um produto e vendas. Para estrear um produto no mercado, as empresas podem realizar uma demonstração detalhada do item ou serviço mais recente. Dependendo do tamanho do seu público-alvo, dezenas ou centenas de pessoas podem comparecer a um lançamento. A lista de convidados deve incluir jornalistas, blogueiros, influenciadores, analistas e clientes em potencial.

Lançamentos de produtos para produtos virtuais, como software inovador ou um novo site de pedidos, podem ocorrer remotamente. Durante os lançamentos de produtos virtuais, um host online demonstra como um produto funciona e como ele pode beneficiar você.

14. Captação de recursos

As empresas frequentemente fazem parcerias com organizações comunitárias, instituições de caridade e sem fins lucrativos para iniciativas corporativas de arrecadação de fundos. Eventos corporativos de arrecadação de fundos vêm em várias formas. Eles podem ocorrer on-line ou pessoalmente e podem variar significativamente em tamanho, dependendo do tipo de evento. Eventos corporativos populares de arrecadação de fundos incluem:

  • Leilões (por exemplo, ao vivo ou silencioso)
  • Rifas
  • Galas Temáticos
  • Torneios de golfe
  • Sorteios online
  • Financiamento coletivo ponto a ponto (P2P)
  • Campanhas de doação
  • Concertos
  • Eventos de correspondência de presentes
  • Noites de jogos (por exemplo, noite de bingo ou noite de cassino)

Baseie o tamanho do seu evento em seus objetivos de arrecadação de fundos, orçamento e no número de grandes doadores que você pode administrar razoavelmente . Por exemplo, uma grande gala pode receber 250 convidados, dos quais 100 ou mais são doadores significativos. Por outro lado, a lista de convidados para um torneio de golfe corporativo será menor, pois a contagem de participantes alvo seria mais próxima de 100 no total .

15. Retiros da empresa

Retiros corporativos e de empresas reúnem funcionários fora do escritório para colaborar, treinar, construir confiança e socializar uns com os outros fora do trabalho. Dependendo dos objetivos do evento, esses eventos podem durar um dia, uma semana ou até mais.

Além de aumentar o moral da equipe e fortalecer os laços dos funcionários, os retiros são eventos empresariais estratégicos focados em atingir uma meta específica ou conjunto de objetivos da empresa. Planeje um retiro íntimo de formação de equipe em um resort com serviço completo ou organize um retiro de vendas para toda a empresa em um amplo centro de convenções.

16. Viagens de incentivo

As corporações podem oferecer viagens de incentivo ou eventos para recompensar os funcionários por seu excelente desempenho. Esses eventos são pré-planejados e pré-pagos em nome dos funcionários. Viagens com todas as despesas pagas, ingressos para eventos e experiências únicas são incentivos que as empresas usam para motivar equipes, recompensar a lealdade e aumentar a produtividade. Indivíduos ou grupos, como o melhor vendedor de uma filial ou a filial de melhor desempenho de uma empresa maior, podem receber viagens de incentivo.

17. Conferências

Uma conferência de negócios é um evento organizado para profissionais que trabalham no mesmo setor ou na mesma empresa. Elas variam em tamanho e escopo, de reuniões de toda a empresa a eventos expansivos de todo o setor, com números de participantes variando de menos de cinquenta a dezenas de milhares.

Conferências de negócios reúnem pessoas e empresas para discutir assuntos específicos, revisar tendências, compartilhar informações e identificar novas oportunidades de crescimento. Uma única empresa pode sediar uma conferência, ou várias organizações podem trabalhar juntas para planejar o evento. Elas podem ocorrer ao longo de vários dias e incluir uma variedade de sessões, algumas das quais podem ocorrer virtualmente.

18. Convenção

Embora as convenções sejam semelhantes às conferências em muitos aspectos, elas são muito maiores e mais baseadas em membros. Enquanto as conferências são compostas por especialistas compartilhando informações e discutindo ideias inovadoras, as convenções reúnem delegados e representantes de muitos grupos diferentes, cada um com produtos e perspectivas únicas para contribuir. Durante as convenções, os membros (oficiais ou não oficiais) discutem questões pertinentes e definem as próximas agendas.

19. Simpósios

Simpósios corporativos também são semelhantes a conferências, mas menores em escopo e tamanho. Além disso, simpósios são eventos estritamente educacionais e frequentemente ocorrem dentro de uma conferência. Eles incluem instruções de procedimentos ou uma apresentação formal liderada pela empresa anfitriã, proporcionando uma oportunidade para as empresas conduzirem programas educacionais para profissionais corporativos. Enquanto uma conferência pode ocorrer ao longo de vários dias em vários espaços de eventos, simpósios geralmente ocorrem em um lugar, com os participantes se reunindo ao mesmo tempo e permanecendo durante toda a duração do evento.

20. Feiras de negócios

Um dos maiores eventos corporativos da nossa lista, as feiras comerciais reúnem muitas empresas e profissionais de uma indústria específica. No mundo corporativo, as feiras comerciais são frequentemente chamadas de exposições. Durante esses eventos business-to-business (B2B), as empresas exibem seus produtos mais recentes, demonstram novos serviços, fazem networking e promovem seus negócios.

Feiras corporativas são normalmente fechadas ao público, com participação limitada a inscritos ou portadores de ingressos, membros da imprensa e representantes designados da empresa. No entanto, acesso limitado não equivale a participação limitada, pois as feiras podem ser enormes. Todo mês de janeiro, mais de 4.000 expositores globais e 180.000 profissionais se reúnem em Las Vegas na Consumer Electronics Show para contemplar as últimas inovações em tecnologias de consumo.

Eventos corporativos presenciais, virtuais e híbridos

Sejam corporativos, privados ou públicos, todos os eventos se enquadram em três categorias principais: ao vivo, virtual ou híbrido. Antes de encerrar, revise cada categoria e considere quais tipos de eventos corporativos são mais adequados para cada uma.

  • Eventos ao vivo: durante eventos ao vivo ou presenciais, os anfitriões, palestrantes, apresentadores e membros da audiência estão todos no mesmo espaço físico. Embora eventos pop-up ocorram, a maioria dos eventos ao vivo ocorre em uma data específica, em um horário designado e em um local específico. Eventos corporativos presenciais incluem retiros de equipe, piqueniques da empresa, conferências, cerimônias de premiação, convenções em larga escala e muitos outros.
  • Eventos virtuais: Graças às plataformas de reunião virtual, aplicativos móveis e software de streaming fácil de usar, muitos eventos corporativos agora podem ocorrer remotamente, incluindo sessões de treinamento, reuniões de negócios, avaliações de desempenho e muito mais. Durante eventos virtuais , os participantes e anfitriões participam em tempo real. As apresentações virtuais também podem ser preparadas com antecedência, incluindo uma mistura de elementos gravados e ao vivo ou totalmente pré-gravadas. Webinars e videoconferências são alguns dos estilos de eventos virtuais mais reconhecíveis.
  • Híbrido : eventos híbridos incluem elementos ao vivo e virtuais. Por exemplo, um evento presencial pode ser transmitido ao vivo para um público online ou projetar uma caixa de bate-papo virtual que permite que participantes remotos participem de discussões ao vivo. Os tipos comuns de eventos híbridos incluem webinars, reuniões de equipe, painéis executivos e grupos de foco do cliente.

Muitos dos tipos de eventos em nossa lista podem ocorrer pessoalmente, virtualmente ou por meio de um evento híbrido. Os planejadores de eventos corporativos e empresas podem escolher quais tipos de eventos corporativos melhor se encaixam em suas necessidades, objetivos e orçamento.

Misture os tipos de eventos corporativos que sua empresa organiza

Agora que você explorou o mundo diverso dos eventos corporativos, é fácil ver quanta variedade existe. Embora não haja dois eventos exatamente iguais, manter alguns elementos fundamentais de planejamento pode ajudar a garantir o sucesso de um evento.

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