Benefícios e desafios de um evento híbrido

O mundo já vive uma verdadeira revolução digital que vem modificando a forma como nos comunicamos, nos relacionamos e interagimos, inclusive dentro do cenário corporativo. Nesse novo panorama, surgem soluções que apresentam uma nova forma de organizar e realizar eventos, os chamados eventos híbridos.

Como um sinônimo de funcionalidade e audiência, os eventos híbridos mostram uma verdadeira evolução na forma de pensar e organizar eventos, demostrando o quanto a junção do físico e do online pode estreitar o relacionamento entre empresas, participantes e clientes, se tornando uma ferramenta fundamental para as estratégias de marca.

Essa tendência, que ganhou ainda mais fama por conta da pandemia do novo coronavírus, foi trazida e impulsionada pela revolução digital que abraçou, inclusive, o setor de eventos corporativos como um todo, mostrando como a adaptação a esse universo de novas mídias já é de extrema importância para todo o mercado.

O que é um evento híbrido

São considerados eventos híbridos aqueles que combinam componentes presenciais com elementos online, ou seja, eventos que são realizados em ambientes físicos e, de alguma forma, transmitidos simultaneamente ou não de maneira virtual.

nesse cenário, a incorporação de elementos presenciais e online aumenta os níveis de comunicação, interação, engajamento e audiência dos eventos, unindo todo o potencial que as ferramentas web trazem nesse novo panorama de eventos corporativos.

o formato híbrido traz muitas oportunidades, divulgação e engajamento para o setor, pois tem o potencial de aumentar comunicação entre empresas e participantes, ampliando sua audiência e gerando mais resultados em um único evento.

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela mobLee, em parceria com a VM Consultoria e a SSK Análises os eventos híbridos já são uma tendência para os eventos no Brasil. Os resultados demonstram que 83% do mercado, nos setores de indústria e serviços, já utiliza essa modalidade de eventos, indicando um aumento de 67% no número de participantes e de 53% no engajamento deles.

Vantagens em realizar um evento hibrido

a junção do virtual com o presencial tem um grande potencial de atração do público, já que proporciona maior interação e conexão ilimitada, alcance com participantes de público alvo através da transmissão simultânea e das possibilidades de usos da divulgação posterior do evento gravado. esse recurso fortalece a imagem das empresas e, quando bem feito, gera encantamento no público, demonstrando credibilidade e confiança.

de maneira geral, os eventos híbridos oferecem grandes vantagens, tais como:

Aumento do alcance

Sem as barreiras da localidade, o evento hibrido consegue alcançar públicos maiores e mais variados do que um evento apenas no formato presencial.

Redução de custo

Quando comparamos custos, observamos que para alcançar um público tão grande de forma presencial, o investimento para a realização do evento precisaria ser muito maior. ao optar pela modalidade hibrida, mesmo em versões mais robustas, os custos são menores, da ordem de 15 a 25% menores, desde a necessidade de ambiente e espaço até o deslocamento de participantes, convidados e palestrantes, alimentação e impressão de conteúdo.

Utilização pós-evento

o conteúdo captado e transmitido durante o evento pode ser gravado para ganhar novos formatos e utilizações. sua funcionalidade alcança níveis diversificados, podendo ser transformado em novos materiais de divulgação, produtos digitais.

Engajamento

Como?

  1. Atraia o público certo nas mídias sociais
  2. Ouça a sua comunidade online
  3. Mostre como sua marca é única
  4. Potencialize o marketing boca a boca
  5. Mantenha os clientes informados

Um evento, seja ele presencial ou online traz inúmeras possibilidades de engajamento dos participantes, criando mais interação e abrindo novas redes de contato.

Além disso, sem a necessidade de reunir pessoas em um mesmo local, é possível evitar o deslocamento dos participantes, contribuindo para diminuir os níveis de emissão de carbono e eliminando grande parte da geração de resíduos e lixo, tornando os eventos online mais sustentáveis.

A importância de contar com uma assessoria de eventos

Os eventos híbridos apresentam um formato que oferece muitas vantagens e novos desafios para o setor, trazendo a necessidade de contar com uma assessoria de eventos especializada nessa modalidade.

Concluindo, são necessários cuidados técnicos específicos para o planejamento de um evento hibrido que realmente faça diferença para o seu cliente e lhe impacte a ponto de ser relevante e de tornar a sua marca destacada para ele. Inclua-se a isto, uma jornada de trocas entre o que você oferece e aquilo que o seu público precisa, adaptação, ganho da confiança e engajamento.

Caso não sejam devidamente preparados e executados, podem representar um maior custo ou até perda do seu cliente por ele não ver conexão entre você e aquilo que você faz.

Se você deseja realizar seu evento hibrido ou online com sucesso, conte com a TATICCA para essa experiência! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

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