Engaje seu time nas metas e objetivos: Treinamento e Eventos de Capacitação

Os resultados de uma empresa/ instituição dependem, em grande parte, da capacidade técnica e da dedicação empreendida pela equipe de profissionais que busca atingir suas metas, de acordo com os objetivos e desafios da Organização. Se você ainda enxerga os eventos de capacitação e treinamento apenas como um custo, saiba que pode estar arcando com os resultados de um time pouco engajado. E só é uma despesa senão houver resultado mensurado após a ação, ou seja, não foi planejado e executado por uma assessoria profissional.

Contar com uma equipe motivada e bem preparada impulsiona os resultados positivos da sua empresa, e é papel dos líderes oferecer experiências relevantes e estimular o desenvolvimento de suas habilidades individuais e coletivas a fim de alcançar o rendimento e desempenho esperado, através do alinhamento de objetivos pessoais com o da corporação e, com isso, gerar a motivação necessária e a adesão das pessoas. Essa premissa precisa ser levada em conta na concepção do Treinamento e desenhado de forma a atender e mensurar os ganhos de ambos.

No atual cenário de negócios, capacitações devem ser estratégicas e pensadas para ser útil a todos os envolvidos. Esse valor precisa ser percebido pelas pessoas e mensurados e comprovados nos resultados da Organização.

O que é o engajamento de equipe?

O professor William Kahn da Universidade de Boston publicou, em 1990, uma das primeiras definições de engajamento de colaboradores. No artigo “Psychological Conditions of Personal Engagement and Disengagement at Work” (“Condições psicológicas de engajamento pessoal e desligamento no trabalho” – em tradução livre para o português), ele afirma que o engajamento trata do aproveitamento dos egos e experiências dos membros da organização durante o desempenho de suas funções de trabalho.

Segundo ele, esse aproveitamento está ligado aos níveis de envolvimento dos funcionários com os objetivos da empresa, fator que se relaciona, diretamente, com a forma como as pessoas se sentem entusiasmadas e comprometidas com seu ambiente de trabalho.

Dessa maneira, quando um funcionário está engajado, ele está genuinamente trabalhando em favor do sucesso da organização. Ou seja, o estreitamento do compromisso emocional e do apego dos funcionários promove uma parceria entre empregador e empregado, fazendo com que eles não estejam lá apenas por conta de um fator financeiro, mas porque eles realmente querem estar lá.

Uma pesquisa realizada pela Gallup Organization mostrou que empresas com alto engajamento de funcionários podem conseguir o dobro de faturamento quando comparado a organizações que não investem nessa estratégia. De acordo com o estudo, um alto nível de engajamento pode trazer até 22% mais lucratividade para o negócio.  

Atualmente, o grande desafio das empresas é aprender como engajar funcionários nos treinamentos e ações corporativas, afinal, investir na capacitação dos colaboradores é o caminho certo para estreitar laços entre a empresa e seu time. Mesmo assim, criar um treinamento corporativo nem sempre é uma garantia de sucesso em engajamento.

Porque oferecer experiências relevantes para seu time através de eventos?

De apresentações intermináveis em PowerPoint a webnars tediosos, os treinamentos corporativos, mesmo com altas taxas de participação, muitas vezes geram pouco – ou nenhum – resultado. Neles, os colaboradores não se interessam pelos conteúdos oferecidos pela empresa, não se sentem estimulados, encorajados ou ouvidos quanto a seus anseios, ou ainda se sentem na obrigação de participar, criando barreiras emocionais que podem prejudicar o envolvimento com a mensagem.

Com isso, pensar em treinamento somente considerando o fator educacional pode ter um resultado negativo e não trazer o retorno esperado sobre o investimento. Em contrapartida, investir em experiências de aprendizado memoráveis e relevantes, não apenas em tarefas, se torna indispensável para garantir que a gestão de pessoas da sua empresa seja feita de maneira não apenas eficiente, mas também estratégica.

Experiência de aprendizagem

A Learning Experience, ou experiência de aprendizagem, é um sistema de gestão de aprendizagem que tem como foco a aprendizagem como experiência, criando um ambiente no qual indivíduo se sente no controle de sua própria capacitação.

Também conhecida como LXP, esta metodologia tem como centro a consolidação de memórias prazerosas e significativas relacionadas ao ambiente de aprendizagem, baseando sua estratégia em 3 pilares:

  • Experiência centrada no usuário: Aprendizagem focada no seu público, o que torna o processo de aprendizagem mais tranquilo e confortável;
  • Contextualização: Recurso indispensável para despertar o interesse do colaborados para os conteúdos transmitidos a fim de facilitar o aprendizado;
  • Interação social: Oportunidade de criação de base para a aprendizagem social, na qual o colaborador aprende por meio da interação com colegas de trabalho.

Dessa forma, para obter sucesso em um evento de treinamento corporativo, é preciso estudar seu público e saber como se comunicar, de forma efetiva, transmitindo uma mensagem contextualiza. Além disso, é preciso descobrir suas expectativas com a empresa e investir na interação dos colaboradores, criando estratégias de participação através de eventos como palestras interativas, almoços e jantares com o time, coffee break, welcome coffee, dentre outros.  

Estratégias de engajamento para aumentar o desempenho do seu time

É necessário pensar fora dos padrões e garantir que o treinamento seja capaz de estimular o engajamento e tornar os processos mais ágeis na rotina de seus colaboradores, diminuindo os erros. Com isso, é preciso investir na construção de uma boa experiência de treinamento corporativo, incluindo estratégias que promovam a integração, tais como:

  • Atratividade: estimulando seu colaborador a se envolver no evento e se conectar, despertando a motivação e identificação com a equipe, o conteúdo e a marca;
  • Confiabilidade: criando experiências que trarão valor e impacto para suas carreiras;
  • Aprendizagem: dando aos funcionários a oportunidade de crescer continuamente e os incentivando a aprender;
  • Autonomia: dando aos funcionários o espaço de que precisam e estimulando a promoção de novas ideias e projetos;
  • Mensagem: conteúdo que todos possam compreender e disseminar;
  • Comunicação aberta: abrindo um espaço para feedbacks;
  • Interatividade: valorizando momentos de integração entre a equipe e promovendo um ambiente colaborativo e momentos de confraternização.

Uma equipe bem preparada e participativa traz mais produtividade ao seu negócio e favorece o surgimento de ideias inovadoras, dessa forma, ao conseguir promover o engajamento do funcionário e aumentar seu compromisso emocional com a organização, a empresa investe em uma estratégia lucrativa rumo ao sucesso.

Precisa organizar seu evento ou treinamento corporativo e quer contar com toda a experiência e especialização de uma assessoria qualificada? Então entre em contato com a TATICCA e descubra como investir em experiências relevantes em sua estratégia de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

Clique aqui e saiba mais!

©2024 TÁTICCA EVENTOS. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AW5 DIGITAL