Novos desafios mostram a importância de estratégia de branding através dos Eventos para o fortalecimento de marca

O ano de 2020 trouxe novas dinâmicas para divulgação das marcas, seus produtos e serviços, demonstrando como as modalidades digitais podem ser exploradas com sucesso para fortalecer sua estratégia de branding e gerar resultados tangíveis.  

A oportunidades e vantagens de fazer um trabalho de marca através dos eventos, seja através de congraçamentos, feiras e eventos de conteúdo é de conhecimento e prática de marcas de todos os portes e, neste contexto atual, planejar seus eventos de forma digital, é uma experiência vantajosa, como verdadeiros programas de TV ou auditório, com quadros diferenciados e uma dinâmica impactante – sem linearidade – que gere a vontade da audiência de acompanhar e interagir com as marcas promotoras, funcionam como excelentes técnicas para ampliar o reconhecimento da sua mensagem, trazer novas oportunidades de negócio e estimular o público a criar um relacionamento de confiança com sua empresa.

Nesse momento, os eventos híbridos e online ganharam o palco, reforçando a importância da realização de eventos como estratégia de branding e impulsionando esse mercado que, na verdade, não é exatamente novo, mas que ganhou tanto reconhecimento nesses últimos meses pelos formatos e experiências explorados pelas empresas como forma de se reinventar no universo digital.

No lugar de eventos físicos e conferências, grandes corporações como Apple e Google utilizaram o formato de evento virtual para continuar desenvolvendo seus projetos mesmo em um período de crise. No Brasil, conferências, simpósios e grandes congressos importantes para diversas áreas da indústria, como o Social Media Week São Paulo, o Fórum E-commerce Brasil, Congressos de diversas especialidades médicas, do Agronegócios e ligados a inovação e tecnologia como a Campus Party foram realizados, pela primeira vez na história, em formatos 100% virtuais, reunindo marcas, palestrantes e participantes conectados em mais de 30 países.

Capazes de serem criados a partir de conteúdos trabalhados e vivências que permitam relacionamento e engajamento, mesmo no contexto de isolamento social, os eventos digitais exigem uma presença virtual condizente com seu propósito, precisam oferecer conteúdo de valor pensado para satisfazer os anseios do seu público e criar a melhor experiência para os participantes, além de agregar mais valor ao seu planejamento de marketing.

Para conseguir compreender como tudo isso gera efeitos positivos e como já é uma tendência para os próximos anos, é preciso entender como os eventos são estratégias funcionais para gerar mais reconhecimento para a sua marca, ampliar sua audiência, aumentar sua receita e estimular sua empresa a crescer de forma estratégica e inteligente. Se você busca otimizar os Eventos com essa ferramenta de branding para sua empresa, então acompanhe o artigo!

Porque implementar essa estratégia ao seu evento ou a sua empresa 

Uma das maiores vantagens de implementar a estratégia de branding é fortalecer sua marca e acelerar o processo de aceitação da sua presença no mercado através da participação e organização de eventos, que possibilita a visibilidade para sua empresa atrelada a estética, conteúdos, interações, brindes e outros elementos que enalteçam sua mensagem e a transmitam através do design do evento como uma forma de ser lembrado pelo seu público, afinal, já dizia o velho ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.  

Saber explorar o branding em um evento pode transformar seu projeto em uma verdadeira experiência única para os usuários. Gerando mais engajamento entre os envolvidos de forma exclusiva, personalizada e bem planejada, seu evento terá impacto direto no público, promovendo um elo entre organizadores, fornecedores e participantes, aumentando a qualidade dos processos de relacionamento e vendas da sua empresa, além de ampliar seu networking de forma saudável.

Conheça mais vantagens do branding através dos Eventos como estratégia:

  • Amplia a eficácia da sua comunicação com o público;
  • Cria novas formas de atração de usuários, potencializando a percepção da sua mensagem na mente dos consumidores;
  • Consolida a imagem da empresa de forma positiva e coerente com sua marca, valores e objetivos
  • Atrai maior audiência e fideliza clientes que criam uma relação de identificação com sua marca;
  • Amplia suas possibilidades de venda, trazendo mais lucro e estimulando o crescimento da empresa;
  • Atrai patrocinadores e apoiadores, fortalecendo sua presença no mercado.

Explorar esse universo dos eventos como estratégia de branding, uma vez que a possibilidade de organizar eventos presenciais, online ou híbridos, que oferecem transmissão ao vivo (ou não), para milhares de espectadores, nos traz a segunda maior vantagem dessa ferramenta: um potencial de aumento de 63% na audiência quando comparado a um evento presencial, segundo dados da plataforma especialista em soluções para eventos digitais WorkCast.

A exposição positiva e o engajamento que as estratégias online também promovem uma maior interação bidirecional durante o evento, o que traz aos participantes mais oportunidades de interagir com os organizadores, palestrantes e com outros usuários graças a funcionalidades como chats e salas de reunião exclusivas. De acordo WorkCast, esses recursos melhoram a interação e o engajamento do seu público, já que “47% das pessoas declaram que são mais propensas a fazer uma pergunta em um evento virtual”.

De maneira simplificada, ao marcar presença com a promoção de um evento híbrido ou online, os benefícios podem ser sentidos a longo prazo, já que é prática comum que os eventos sejam transmitidos ao vivo e depois utilizados como recursos de vídeo que ficam disponíveis por bastante tempo.

Técnicas de branding podem ser utilizadas como ferramenta efetivas para o fortalecimento da mensagem e do seu evento dentro do ambiente digital. Conheça algumas:

  • Explorar as redes sociais, e criar um relacionamento com seu público através delas;
  • Manter uma comunicação atrativa e perfeitamente alinhado entre o evento e o negócio;
  • Explorar recursos de user experience para entender o perfil dos participantes;
  • Fomentar a troca de experiências para compreender as expectativas em relação aos seus eventos;
  • Investir em pesquisas de satisfação;
  • Utilizar recursos de identidade visual a favor da apresentação da empresa;
  • Investir em técnicas que promovam engajamento, como chats, promoções, jogos, brincadeiras, sorteios, conteúdos virais compartilháveis, dentre outros;
  • Fortalecer sua presença online através do uso de hashtags;
  • Melhorar sua presença offline através de materiais promocionais exclusivos e brindes corporativos, dentre outros.

Tudo isso apresenta mais uma vantagem da estratégia, o reconhecimento da marca. Quantas pessoas ali presentes nunca ouviram falar da sua empresa, dos seus produtos ou dos seus serviços? Essa é a oportunidade perfeita para ser visto e ampliar sua rede de contatos, aumentando suas chances de conhecer parceiros de negócio e clientes em potencial.

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